Lógica fabril no mundo da bola

Lógica fabril no mundo da bola

Texto retirado do www.onegocioeesporte.com.br

Dourados pelo Mundial, os investimentos publicitários avançaram entre 8% e 9% em 2014, o suficiente para manter o país em sexto na área, atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido. Movimentaram, segundo o Ibope Media, R$ 121 bilhões, dos quais 6% corresponderam à fatia formada por esporte, lazer e turismo. Para expandi-la, o segmento esportivo precisa adicionar outros ingredientes aos fermentos imediatos da Copa e dos Jogos Olímpicos, alertam os especialistas. Mais do que catalisadora de investidas publicitárias, a Olimpíada acumula a missão de transmitir ao capital estrangeiro a mensagem de que, não obstante a avalanche de escândalos de corrupção, a credibilidade prevalece. “A Rio 2016 tem de dar esse recado, porque a certeza de um ambiente sério e transparente é essencial para atrair mais investidores”, ressalta o diretor de Esportes da MBA Brazil (MediaCom Beyond Advertising), Armenio Neto, em entrevista ao programa O Negócio é Esporte (ouça a íntegra em www.onegocioeesporte.com.br). “A Olimpíada também deve abrir espaço para se investir em modalidades como o rúgbi, que vive um crescimento exponencial, e o renascido basquete, do qual a NBA virou sócia”, completa.

Numa das ações da MBA para os Jogos, Pelé é escalado como embaixador olímpico. “O embaixador perfeito”, sintetiza Neto, que comandou o marketing do Santos entre 2019 e 2013. Embora o rei tenha deixado o futebol há quase 38 anos (a recíproca jamais será verdadeira), Pelé segue um Pelé da propaganda. Aos 74 anos, mantém-se entre as celebridades mais reconhecidas do mundo. Assim confirma o Celebrity DBI (Davie-Brown Index), principal medidor de popularidade consultado pelas agências. O requisito aplica-se ao setor esportivo verde-amarelo: para beliscar uma participação maior na verba publicitária, impõe-se a entrada no camarote das marcas globais.

Neste ponto talvez se perpetue a maior distância entre a elite do nosso futebol e os batutas europeus. Neto pondera: “Para internacionalizar a marca, o buraco é mais embaixo. Não basta vender uniforme no exterior. Não basta contratar jogador estrangeiro. É um processo gradual, aprimorado, que exige estratégias globais, conteúdo e relacionamento. Requer dinheiro para investir, campeonato transmitido para importantes mercados externos e presença física, de tempos em tempos, em países-chave. É preciso contato direto e frequente com o consumidor do outro país, como numa sequência de pré-temporadas, para que os times passem a fazer parte do cotidiano do torcedor. Aí ele começa a se apaixonar, começa a ficar fã”.

O Manchester City, por exemplo, adota a franquia como passaporte global. Dono do sexto maior faturamento entre os clubes (o equivalente a R$ 1,4 bilhão na temporada 2013/14), o emergente inglês ataca de Melbourne City (ex-Melbourne F.C.) na Austrália e de New York City na Major League Soccer (MLS), o ascendente torneio dos Estados Unidos. Chega a vez dos trópicos? O executivo duvida:“Esse modelo, de franquia, não combina com o mercado nacional, embora ele seja receptivo a estratégias globais”. Receptividade estampada na página do tricampeão francês Paris Saint-Germain no Facebook: brasileiros beiram a metade dos 18 milhões de fãs.

O cenário sul-americano, observa o diretor da MBA, mostra-se mais propenso a negócios sob a “lógica fabril no mundo globalizado” estendida ao futebol: produção barata, com mão de obra qualificada, exportada aos grandes centros consumidores (americano, europeu, asiático).O diagnóstico reforça a importância, ao desejo de mais publicidade, mais investidores, de um marketing esportivo “além da venda de propriedade e de patrocínios”, dedicado a diversificar e combinar táticas de exposição e ativação de marca, empenhado em explorar novas fronteiras – inclusive de comunicação – e em espanar o pó dos jogos de soma zero. Um amadurecimento desafiado ainda por vandalismo na arquibancada, manobras parlamentares, boicote a nomes de estádios e equipes, conchavos administrativos, e outras pedras renitentes do caminho.

Este artigo foi postado às Quarta-feira, Junho 3rd, 2015 em 15:00 incluído nas categorias Uncategorized. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

1 Comentário

  1. Marta Guedes disse:

    muito interressante. Artigo muito completo

    ... em Agosto 20th, 2016

Deixe um Comentário: