Mata-Mata

Sempre fui a favor dos pontos corridos há 12 anos incorporados no futebol, em especial no campeonato brasileiro.
Ao feitio do modelo europeu, para mim o mais apropriado.

Estádios cheios, clubes milionários, planejamento para o ano todo , um modelo de eficiência e sucesso.
Seria tão fácil imitar o modelo, copiar o que dá certo é inteligente. Mas não… não é assim e, pelo andar da carruagem, tão cedo não será. Ou nunca.
E aí é o que se tem visto: estádios vazios, clubes empobrecidos, programação desorganizada, excesso de jogos e crescente desinteresse pelo esporte que já foi o das multidões. Bem, continua sendo, mas até quando?
O jornalista Carlos Mansur diz que “o torcedor brasileiro vai ao estádio ver o time ganhar, e não para assisti-lo fielmente, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”. Jeito de ser do brasileiro, é da cultura tupiniquim. Paixão sem paciência.
De qualquer modo, para garantir sobrevivência é necessária a fórmula de manter a chama acesa, o interesse coletivo. Talvez adotando um modelo misto, mesclando pontos corridos com mata-mata. Aliás, já foi assim, e se não era perfeito, era interessante.
Estamos sem times, sem craques – os campeonatos organizados e bem administrados de outros países levam todos -e sem futebol. Refiro-me àquele de encher os olhos e estádios…
Vale refletir.

Este artigo foi postado às Domingo, Maio 17th, 2015 em 21:29 incluído nas categorias Uncategorized. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um Comentário: