Falácia do planejamento

Um dos dogmas dos liberais é o de que o Estado é um péssimo gerente.
É provável. Mas será que a iniciativa privada se sai muito melhor?
Quando vieses cognitivos entram na jogada, a mão invisível pode funcionar bastante mal.
Os jornais dos últimos dias foram pródigos em notícias sobre atrasos e estouro nos orçamentos de obras da Copa, muitas delas tocadas por empresas concessionárias que só perdem com o mau planejamento. Por que, então, erros desse tipo são cometidos? Como as forças de mercado ainda não corrigiram essa falha? A resposta atende pelo nome de falácia do planejamento, que é a tendência de pessoas e instituições de subestimar o tempo e os recursos necessários para a realização de um projeto.
Embora o fenômeno tenda a exacerbar-se em países subdesenvolvidos como o Brasil, não se trata de uma exclusividade nacional. Há vários estudos mostrando não apenas que as falhas são recorrentes como também mensurando-as. Um bom exemplo é o dos trens: 90% dos projetos ferroviários realizados em todo o mundo entre 1969 e 1998 superestimaram em 106% o número de passageiros que usaria o transporte, com impacto negativo para o equilíbrio financeiro do negócio. Pior, mesmo cientes dessa tendência, os especialistas não foram capazes de corrigi-la. A falácia do planejamento foi identificada e batizada pela dupla de psicólogos Daniel Kahnemann e Amos Tversky e é uma das modalidades do viés de otimismo que afeta nossa espécie quando apreciamos nossas próprias capacidades.
O melhor remédio para esses casos é recorrer a visão de fora, isto é, esquecer todas as informações específicas que você tenha sobre o projeto que quer avaliar e utilizar como base a média de tempo e custos aferida para empreitadas parecidas. É só então que você deve proceder a módicos ajustes em função dos dados específicos. É bem contraintuitivo, mas funciona.
HÉLIO SCHWARTSMAN

Este artigo foi postado às Sexta-feira, Maio 23rd, 2014 em 14:20 incluído nas categorias Uncategorized. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um Comentário: