Carta Aberta ao Governador do Estado

Senhor Governador

Sabe Vossa Excelência o quanto me é caro o esporte. Na condição de ex-atleta pan-americano e olímpico, mas sem nunca perder o vínculo que me liga a esta atividade , gostaria que considerasse como colaboração o que a seguir exponho, e o faço por sabê-lo sinceramente interessado em gerir da maneira mais produtiva os recursos do Estado.

Santa Catarina é privilegiada em termos de incentivos fiscais, através do FUNDESPORTE, que é o Fundo de Desenvolvimento ao Esporte, que injeta milhões no esporte catarinense a vários anos.
É de supor, então, que a população catarinense foi beneficiada enormemente com esses recursos.

No entanto, o que se percebe é uma absoluta falta de critério na aplicação dos recursos, digo até de alguns absurdos como é o caso do ¨desafio das estrelas¨ no Kart, só para citar um dentre tantos outros, onde alguns milionários vem a Santa Catarina brincar com dinheiro público. Fora os milhões já desperdiçados, que perderam uma excelente oportunidade, tanto no campo prático do incentivo ao esporte, quanto no campo político.

Fortalecer as Federações e sua gestão, melhorar a infraestrutura e incentivar permanentemente o surgimento de novos talentos são exigências de uma ação séria, competente e duradoura.

Se apenas 40% dos recursos do Fundesporte fossem aplicados neste tripé essencial, haveria então uma base sustentável para tornar nosso Estado referência esportiva em todos os níveis.

Posso afirmar, com segurança, que nos próximos 5 anos Santa Catarina teria condições de ser um dos grandes pólos geradores de atletas para as seleções olímpicas, e sediar grandes eventos esportivos. Só para ilustrar o que poderia ser feito com esses recursos , cada uma das três principais competições catarinenses OLESC,JOGUNHOS e JASC poderiam construir e adquirir em cada uma dessas cidades pista de atletismo sintética com seus acessórios, equipamentos para Ginástica Artística, pisos para GRD. tatames para judô, caratê, acessórios para tênis de mesa, aquecimento das piscinas, aparelhos de musculação e muito mais, lembrando V.Sa. que, ou não temos ou na maioria das vêzes em estado precário, fazendo com que nos últimos dois anos do seu governo teríamos 6 cidades extremamente equipadas para sediar competições nacionais e internacionais . Com as já construídas arenas esportivas teríamos um Estado de qualidade no mundo Esportivo.

As Federações Esportivas, atualmente fragilizadas e, sejamos francos, em alguns casos desorganizadas, mas tocadas por grandes abnegados do esporte, poderiam ter sua realidade modificada com injeção de recursos e métodos, tornando-se co- gestoras das competições oficias do Estado, num processo mais ágil e menos burocratizado, subsidiando inclusive nossos clubes, hoje muitos praticamente excluídos do calendário esportivo, acabando com um emaranhado de taxas que hoje vigora, dando condições para os mesmos de apenas investirem em seus atletas e infraestrutura. Recursos bem administrados, aplicados no que realmente conta, evitaria desperdícios, distorções e carência de investimentos. Com muita competência, rendem muito.
A grande prioridade do Fundesporte deve ser a infraestrutura. Não temos equipamentos adequados. As cidades sedes dos eventos oficiais do Estado precisam contar com o respaldo desses recursos , não para pagamento de diárias, hotéis e outros, e sim para obras que ficarão fazendo parte do patrimônio esportivo do Estado. Atualmente, ao término das competições, nada fica para os municípios.

O assunto merece um aprofundamento maior, mas, aqui neste espaço, cabe registrar que Santa Catarina tem todas as condições de ser locomotiva nesta área. Conta com dirigentes e atletas de altíssimo nível. O potencial humano é indiscutível.
Mas, se não for desta vez, Santa Catarina perderá, novamente, o bonde da história.

Um abraço

Marcelo Greuel

Este artigo foi postado às Sexta-feira, Março 8th, 2013 em 16:50 incluído nas categorias Uncategorized. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

4 Comentários

  1. Mário Medaglia disse:

    Sem a tua permissão, espalhei por aí. Não podia deixar passar abs

    ... em Março 9th, 2013
  2. Marcelo Greuel disse:

    Um abraço Mário! Obrigado pelas palavras!!

    ... em Março 10th, 2013
  3. Eduardo disse:

    Bom dia,
    me chamo Eduardo e trabalho com o hóquei sobre grama ( modalidade olímpica). Faz anos que estamos lutando em Santa Catarina para colocar um campo oficial ( existe apenas um no Brasil que fica no Rio de Janeiro) pois a maior parte dos atletas da seleção brasileira mora em Florianópolis e sabemos que após a construção deste sonho o hóquei se desenvolverá muito. Dou aula de hóquei em algumas escolas da capital e o interesse é muito grande pela modalidade, mas ainda nos falta uma estrutura para que possamos dar continuidade ao processo, por isso me identifico muito lendo seus textos… parabéns por suas palavras.
    Um abraço

    ... em Março 19th, 2013
  4. Marcelo Greuel disse:

    Obrigado e um abraço Eduardo!

    ... em Março 19th, 2013

Deixe um Comentário: