Não quero esperar por 2050

É preciso repensar com urgência a situação caótica em que se encontra o trânsito de Blumenau.

Não se vê com clareza um debate sobre este que é, juntamente com a qualidade do transporte coletivo, um dos grandes problemas de Blumenau. Debate-se muito a Blumenau de 2050. Todas as soluções no papel. No papel tudo funciona, mas não quero esperar até lá para ver.

Tentei iniciar uma conversa rápida com o presidente do Seterb, mas não consegui passar da primeira frase. O homem sabe de todos os problemas, vai resolver todos os gargalos, tem todas as soluções. Se não me falha memória, ele já ocupou o mesmo cargo no governo Décio Lima. Tempo ele teve. Se sabe tanto, por que os problemas persistem e até se agravam?

Não é nada pessoal contra o presidente, que considero boa pessoa. É que não aguento ver coisas simples não serem adotadas. Não falo de soluções complexas, dispendiosas.

Falo em adotar medidas simples que resolveriam alguns gargalos, enquando pensamos as mais complexas.

Fala-se muito em planejamento para 2030, 2040, 2050 mas seria bom – e é necessário! -começar em 2010. Vamos a alguns exemplos:

  • Recuperaram a ponte da Ponta Aguda, na cabeceira da Beira Rio. Será que não dava para fazer uma alça mais larga para facilitar a saída de quem vem para o Centro?
  • Será que o ponto de ônibus defronte ao Colégio Sagrada Família não poderia ser deslocado  mais a frente?
  • Será que as sinaleiras defronte à prefeitura, testadas há um ano, não deveriam estar funcionando em todos os locais? Até cidades pequenas já têm isto.
  • Será que ninguém consegue tirar a entrada daquele estacionamento defronte ao Edifício Catarinense, que atravanca o trânsito desde o começo da Quinze?
  • E, talvez a mais polêmica, mas que precisa ser debatida: eliminar durante  períodos de pique o estacionamento nas ruas centrais pelo período de uma a duas horas, principalmente das 11h30m às 12h30m e das 18:00 às 19:00 horas. Sou contra o rodízio como alguns querem. Não chegamos a esse ponto ainda. Mas acho que tirando o estacionamento do centro da cidade por determinado tempo facilitaria muito. Algumas cidades européias já adotaram.

Não quero esperar até 2050 para ver como é que fica

Este artigo foi postado às Terça-feira, Março 2nd, 2010 em 07:55 incluído nas categorias Blumenau, Política. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

5 Comentários

  1. Edson disse:

    Esse projeto foi mais uma daquelas ações feitas no apagar das luzes. É muito enfeite. Gastaram barbaridades simulando as Itoupavas do futuro e esquecem das necessidades do presente.

    ... em Março 2nd, 2010
  2. Pedro disse:

    Com concordo com todos os pontos aqui descritos. E o melhor, com exceção do alargamento da ponte, todas as outras medidas são simples e relativamente baratas. Com a frota de carros de Blumenau crescendo de forma exponencial, como bem observados pelos meios de comunicação da região, viveremos dentro de um engarrafamento.

    ... em Março 2nd, 2010
  3. Jorge Garcia disse:

    Polêmico.
    Belo texto.

    ... em Março 2nd, 2010
  4. Gerson disse:

    Soluções simples, que bastariam vontate para pôr em prática. Blumenau já teve: “Blumenau do Futuro” e “Blumenau 2050″. Ambos muito maravilhosos, porém, com pouca ou nenhuma realização.

    ... em Março 2nd, 2010
  5. Hercules disse:

    Eu ficaria muito feliz se pudesse viver logo essa cidade erguida com vigas de celulose e farelos de grafite e tinta, planos no papel "amarelável".
    Costumo idealizar obras imponentes onde hoje pouco inspira-se futuro. Mas o que mais preenche minhas dúvidas e anseios estão em problemas que já nos assombram no cotidiano presente.
    A cidade avança para um futuro glorioso quando encontra soluções sustentáveis. Do contrário temos apenas uma vasta bibliografia em meio ao crescimento desordenado.

    ... em Março 3rd, 2010

Deixe um Comentário: