Recordar

Vale a pena ler este comentário que está no blog do Juca,  publicado no Jornal  GLOBO de 09/11/1989 e que faz parte do livro “Por que não desisto”, organizado pelo jornalista Márcio Kroehn.

Profissionalismo é a alma do negócio

Era uma vez um time de futebol que usava camisas brancas. Imaculadamente brancas, como os calções. De preto só o distintivo – e um punhado de artistas como Dorval, Mengálvio, Coutinho e ele, o Rei Pelé.

O mundo parava para vê-lo jogar. E o Santos ganhava, ganhava e ganhava. Ganhava os jogos, as taças e os dólares. Muitos dólares. Enchia estádios por onde passava e os cofres da Vila Belmiro, a vola mais famosa, como se dizia então.

Os artistas se aposentaram, as camisas não são mais imaculadas, pois cederam espaço para os patrocinadores, e a Vila definhou porque os dólares eram de papel e o vento levou. Sobraram uma torcida imensa e uma enorme saudade. E a situação ficou preta.

Era uma vez um time de futebol que usava camisas rubro-negras. legremente rubro-negras e de calções brancos. Como branco era, e ainda é, o seu maior artista, Zico. Um time que tinha Raul, Leandro, Mozer, Júnior, Tita, Andrade, Adílio, Nunes. E que, do outro lado do mundo, também conquistou a maior glória que um clube pode conquistar.

O Flamengo foi o clube brasileiro que mais venceu na década de 1980 e está longe de definhar. Tem a maior torcida do país, um patrimônio sólido, mas, também, já deixa saudade. Um branco difícil de preencher.

Saudosismo à parte, Santos e Flamengo, com destinos opostos em relação às fortunas acumuladas, são faces da mesma moeda num futebol administrado amadoristicamente. O clube paulista não teve a sorte de ser dirigido com competência. O Flamengo, ao contrário, até que teve, embora ainda sem a visão empresarial que exige tempo integral e só pode ser realizada profissionalmente.

Sim, porque não só os cartolas das entidades dirigentes deixam a desejar. Com triste freqüência, os dos clubes não são melhores. Tanto que abandonaram iniciativas como a que redundou no Clube dos 13. E até hoje não entenderam quem é que tem a força.

Nossa envelhecida legislação, para variar, tem culpa no cartório ao impedir, por exemplo, que os clubes tenham o lucro como finalidade. E tome amadorismo. Homens que, dizem eles, se sacrificam por amor ao clube. Não é por vaidade ou por paixão, nem por ambições outras. E por espírito público, juram.

Ora, basta de mártires. Que voltem para suas casas e descansem em paz, durmam o sono dos justos. O futebol brasileiro precisa de cabeças novas, de gente que saiba arrecadar os recursos para manter nossos craques por aqui – e não é preciso ser nenhum gênio em marketing para entender o que significam negócios como o Flamengo ou o Santos. Porque os gênios do mal já entenderam e fazem transações mirabolantes que revertem em seu próprio benefício. Que se dane o clube, que se danem os torcedores.

É claro que existem as exceções. Adílson Monteiro Alves, o da Democracia Corintiana, foi uma delas. Carlos Miguel Aidar e Márcio Braga, pais do Clube dos 13, outras. Paulo Odone, do Grêmio, mais uma. Eles, por sinal, jamais fizeram papel de mártires, ainda que padecendo dos males do amadorismo. Porque mártires, mesmo, são o torcedor e o futebol brasileiros.

Era uma vez a seleção canarinho que, hoje, mora na Europa. Por quê? Talvez porque, lá, a maioria dos clubes esteja organizada como empresas.

As camisas da CBF ainda podem maravilhar o planeta. Mas ao torcedor brasileiro restou apenas o amarelo no sorriso.

(Publicado em “O Globo” de 09/11/1989)

Este artigo foi postado às Segunda-feira, Janeiro 11th, 2010 em 11:24 incluído nas categorias Uncategorized. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um Comentário: