Um olhar sobre os Jogos Abertos

Ganhar ou perder faz parte do jogo.

Mas é preciso analisar com um pouco mais de cautela a derrota de Blumenau nos Jogos Abertos.

Depois de uma participação muito boa em 2007, já se viam sinais dessa derrota em 2008, o que acabou acontecendo agora, em 2009. Não se pode ser simplista a ponto de atribuir a derrota pela importação de atletas ou à tragédia de novembro 2008. Primeiro, porque Florianópolis mereceu vencer! Usou estratégia quase perfeita, explorando as vulnerabilidades de Blumenau. É assim que se faz quando realmente se quer vencer.
Estrategicamente é preciso anotar – e estudar – as movimentações feitas por todas as cidades, e não apenas as favoritas.

Quanto à tragédia, bem, hoje serve como explicação para tudo. Nada mais falso, como argumento. Convém lembrar das enchentes  de 1983-1984, em que quase a totalidade do parque esportivo blumenauense ficou embaixo da água por muito tempo. Dois anos seguidos. Os dirigentes da época souberam muito bem administrar a situação e superar as adversidades, juntamente com os atletas, dando mais uma demonstração da capacidade de superação de nossa gente.

A tragédia de novembro, que de tudo agora é culpada, não impediu de quase dobrar o número de comissionados no esporte. Diferentemente de outros tempos, o esporte ficou a serviço da política, quando manda o bom senso que seja o contrário. A política tem que ser um meio para viabilizar o esporte, e não dele se servir.

Importação de atletas: não sejamos ingênuos, todos fazem isto, já fizemos e fizemos muito. Faz parte, até para viabilizar a participação das cidades pequenas.

Na qualidade de atleta, ex-dirigente esportivo e cidadão permanentemente preocupado com o aprimoramento, fiz chegar ao Conselho Estadual de Esportes, como sugestão, algumas alterações que julgo necessárias sobre importação de atletas, e que oportunamente abordarei aqui no blog.

Existe algo que me preocupa muito mais. É a possibilidade que o poder político de nossa cidade – o prefeito, em suma – ache que perder os jogos é normal, já que tudo se resume a gastos e mesmo perdendo não desgasta imagem.

No passado, o mesmo aconteceu com o futebol, e todos nós sabemos o que aconteceu depois disso. Hoje,apesar da abnegação dos que levam, a muito custo, no peito e na raça, o projeto do Metropolitano, sabe-se da dificuldade de recuperar o tempo perdido. Não devemos permitir que o mesmo aconteça com o esporte blumenauense, para que continue fazendo o que sempre fez:  a evolução de nossos atletas, a redução da exclusão social e o orgulho renovado de nossa gente a cada  vitória.

Parabéns, Florianópolis. Grande campeã neste 2009.

Parabéns aos nossos atletas. Conheço a maioria, sei que deram o melhor de seus talentos.

Agora é tempo de Blumenau sacudir a poeira e, corrigindo o rumo, dar a volta por cima.

Capacidade tem sobrando. Basta querer.

Este artigo foi postado às Terça-feira, Novembro 24th, 2009 em 09:16 incluído nas categorias Blumenau, Cotidiano, Esporte, JASC, Santa Catarina. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um Comentário: