Porque um estádio público e verde

É difícil a missão de encontrar investidores privados para construção de um estádio de futebol no Brasil, Blumenau não foge à regra. Basta ver o quase total desinteresse privado para com os estádios da copa 2014, mesmo se tratando de uma Copa do Mundo.

Tendo à frente o incansável vice-prefeito Rufinus Seibt na luta quase solitária pela construção de um estádio em Blumenau, sinto-me no dever de dar algumas sugestões a ele e todos que lutam pela causa.

Há muito defendo a construção de um estádio publico para o futebol de Blumenau. Ainda em 2004 busquei, junto à Província Franciscana, na forma de comodato, o local ideal para a construção. Num primeiro momento chamamos de Parque Ambiental Bom Jesus, considerando suas características em relação ao meio ambiente. Local dotado de uma completa infraestrutura para um parque, estádio e centro de treinamento, perto do Centro, pela Via Expressa. Vale ressaltar que, além de outros ganhos, contribuiria para o desenvolvimento da Região Norte da cidade.

Um estádio para até 15 mil torcedores seria adequado para Blumenau.

Tomemos o Avaí (Florianópolis) como exemplo: média de público, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, de 9.175 pagantes.

Tinha em mente, naquele local, um estádio social, administrado em parceria pelo Metropolitano e prefeitura.

Estádio social, sim, com escola pública em tempo integral,essa sim a grande transformação e necessidade da educação. Focado na preservação do meio ambiente. Com planos de acesso através de ciclovias, dando incentivos diretos a quem utilizasse bicicletas para ir aos jogos. Com transporte público de qualidade, sistema de captação de energia solar, captação de água pluvial para irrigação do campo e uso em sanitários. Coleta seletiva de lixo. Um estádio para fazer de Blumenau, mais uma vez, referência para Santa Catarina e o Brasil.

É perfeitamente viável. De baixo investimento. Vou além: possível e necessário

Este artigo foi postado às Terça-feira, Novembro 17th, 2009 em 09:09 incluído nas categorias Arenas Multiuso, Blumenau, Esporte, Política. Você pode seguir as respostas desse artigo pelo feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu website.

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

1 Comentário

  1. Orides Schanaider disse:

    Marcelo, concordo com você!!!
    É possivel e necessário e precisamos muito desse investimento para o crescimento do esporte em nossa cidade. Esse é o caminho.
    Grande abraço e parabéns pelo site.

    ... em Novembro 17th, 2009

Deixe um Comentário: